#100 Fast Food de Pierogi: Zapiecek – Cracóvia, Polônia

Uma forma de comer bem e gastar pouco na Polônia é experimentar o pierogi, uma espécie de bolinho com recheios diversos, que vão desde frutas até carne. Em Cracóvia é provável que quase todos os restaurantes da cidade tenham pierogi no cardápio, mas no Zapiecek o diferencial é que eles são especializados nisso.

O pierogi é um dos mais tradicionais pratos da culinária polonesa. Os bolinhos têm um estilo parecido com o gyoza japonês, com uma massa e uma consistência um pouco mais moles. São cozidos e servidos cobertos por cubinhos de bacon.

O Zapiecek é um lugar bem pequeno e rústico e tem algumas mesas e cadeiras. Eu e minha irmã o apelidamos de fast food de pierogi, pois o esquema é pedir no balcão e esperar ser chamado – ninguém te serve na mesa.

Balcão do Zapiecek onde são feitos e retirados os pedidos

Balcão do Zapiecek onde são feitos e retirados os pedidos

No cardápio há 17 tipos de pierogi, como os tradicionais carne de porco (15 zlotys), o russo, que é recheado com queijo cottage e batatas (11 zlotys) e o repolho com cogumelos (12 zlotys). Há outros diferentes como o de maçã (11 zlotys), salmão com espinafre (18 zlotys) e o com trigo sarraceno e fígado (11 zlotys). Uma boa é pedir o mix de pierogi tradicionais, que tem o russo, o carne de porco e o repolho com cogumelos. Custa 12 zlotys e o legal é que dá provar mais de um sabor.

Mix de pierogi tradicionais: dá para provar três sabores diferentes

Mix de pierogi tradicionais: dá para provar três sabores diferentes

O outro combo é o mix de pierogi chiques com os sabores brócolis, espinafre e trigo sarraceno e fígado. Trigo sarraceno é um grão bastante utilizado na culinária russa. O preço é o mesmo, 12 zlotys.

Parte interna do restaurante

Parte interna do restaurante

Todos os pratos são compostos por 10 pierogi, o que serve para te deixar quase satisfeito. O problema é que é difícil comer mais do que isso, mesmo sendo muito gostoso. Acho que a massa começa a deixar a tarefa menos prazerosa quando você já está chegando ao décimo bolinho. Se depois de comer o seu prato sentir que ainda precisa comer mais alguma coisa, vá tomar um sorvete ou comer um dos ótimos doces que dá para encontrar pela cidade. Gente, a comida polonesa é muito boa, não tenha medo de provar tudo o que for possível!

O cardápio é bilíngue (polonês e inglês) e, caso quem te atender não falar inglês, sempre dá para utilizar o bom e velho truque de apontar.

Cardápio em inglês do Zapiecek

Cardápio em inglês do Zapiecek

O valor do zloty é bem parecido com o real. Na cotação de hoje (09), o mix vegetariano, por exemplo, custaria R$12,05.

O Zapiecek está aberto todos os dias das 10h às 21h e está localizado dentro do centro velho, na rua Slawkowska, 32.

Onde: Zapiecek, Cracóvia, Polônia
Quanto: O prato com 10 pierogi custa a partir de 8 zlotys
Quando: Está aberto todos os dias das 10h às 21h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s