Como é o bonde que liga o centro do Rio à Santa Teresa

O bonde que vai do centro do Rio de Janeiro ao bairro de Santa Teresa ficou bastante tempo fechado. Mas, neste ano, voltou a funcionar. Em minha última visita à Cidade Maravilhosa aproveitei para utilizá-lo.

O bonde parte do centro do Rio de Janeiro – Guia Aleatório de Turismo

O bonde parte do centro, na Rua Lélio Gama, que fica ao lado da estação de metrô Carioca. Custa R$20 para ir e voltar e é possível fazer paradas e pegar de novo ao longo do trajeto. Esse preço é para os turistas, para os moradores o esquema é diferente. 🙂

Paisagem urbana na rota do bonde – Guia Aleatório de Turismo

O bonde é pequeno e acomoda cerca de 30 pessoas sentadas. Em horas de maior movimento, alguns passageiros ficam em pé na parte traseira. O intervalo entre os bondes é de 15 a 20 minutos.

No bonde cabem cerca de 30 pessoas sentadas – Guia Aleatório de Turismo

Peguei o bonde e fui direto à parada da Praça de Guimarães. Ali tem alguns restaurantes famosos, como o Bar do Mineiro, que serve pratos bem brasileiros: feijoada, feijão tropeiro, moqueca de peixe.

Bar do Mineiro – Guia Aleatório de Turismo

Outra opção bem bacana é o Térèze, instalado no Hotel Santa Teresa MGallery Collection. Lá a proposta é uma culinária mais gourmet, com pratos autorais deliciosos. O preço é mais elevado, mas a comida é muito boa e o restaurante super bonito. Tive um ótimo almoço lá.

Restaurante Térèze – Guia Aleatório de Turismo

Eu aproveitei para ir até o final da linha do bonde. Ele sobe bastante em Santa Teresa, é possível ter belas vistas no trajeto. Na ida sente do lado direito para poder apreciar melhor e tirar fotos. O último ponto é em frente à comunidade Morro dos Prazeres. Mas lá não tem nada para ver.

Último ponto do bonde – Guia Aleatório de Turismo

Para voltar, o motorista apenas inverteu os apoios dos bancos e seguimos viagem. Na volta sente-se no lado esquerdo se quiser continuar apreciando a vista.

Paisagem urbana na rota do bonde – Guia Aleatório de Turismo

É preciso ficar ligado para retornar, pois o último bonde parte às 18h do centro. É o tempo dele subir e descer. Mais para o final da tarde os bondes começam a passar bem cheios, então também fique atento a isso.

Pôr do sol durante meu passeio – Guia Aleatório de Turismo

Eu achei a experiência interessante. Não consegui explorar Santa Teresa muito bem, eu basicamente almocei no Térèze e andei de bonde. Mas quero retornar para conhecer melhor o bairro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s