Como trocar dinheiro na República Tcheca

A República Tcheca é parte da União Europeia há 15 anos, mas utiliza sua própria moeda até hoje: as coroas tchecas. E como fazer para consegui-las no país? O Escritório de Turismo da República Tcheca dá o caminho.

Seus direitos ao trocar dinheiro

Direito de cancelar uma transação: se você trocar euros por coroas tchecas por uma taxa de câmbio específica em um escritório de câmbio e, após a mudança, descobrir que a taxa de câmbio é desfavorável, você tem o direito de cancelar a transação dentro três horas.

O que deve ser feito?

Após a troca, guarde o recibo e verifique se ele inclui a data e a hora corretas da transação. Então, você deve retornar ao mesmo escritório de câmbio com o recibo e solicitar o cancelamento e reembolso. O escritório de câmbio só é obrigado a devolver valores de até 1.000 euros.

O tempo para o reembolso vale apenas para o tempo durante o qual o escritório de câmbio está aberto. Portanto, a hora indicada no recibo é importante: se o funcionário fechar a loja uma hora após a transação, as duas horas restantes do limite de três horas serão retomadas no dia seguinte, quando o escritório for reaberto.

Sem taxas de transação: as agências de câmbio não estão autorizadas a cobrar taxas por seus serviços. Todas as comissões devem ser incluídas na taxa de câmbio oferecida para que você possa calcular e comparar os preços imediatamente e escolher o escritório de câmbio mais favorável a seu critério.

Não há taxas de câmbio duplas: um escritório de câmbio está autorizado a usar apenas uma taxa de câmbio. Não é mais possível usar taxas VIP preferenciais. Todo o procedimento de troca deve ser transparente e claro.

No que prestar atenção ao trocar dinheiro ou retirar dinheiro de caixas eletrônicos

A primeira coisa que você deve prestar atenção é na taxa de câmbio entre a coroa tcheca e a moeda que você deseja vender. Recomendamos verificar a taxa de câmbio atual na Internet antes da transação, por exemplo, no site do Banco Nacional da República Tcheca (https://www.cnb.cz/en/).

Preste também atenção ao recibo e verifique se ele contém a data e a hora corretas da transação. Em seguida, guarde o recibo caso você não tenha certeza se a taxa de câmbio oferecida é favorável ou não.

Você também pode obter coroas tchecas retirando dinheiro de um caixa eletrônico local. Recomendamos retirar coroas de caixas eletrônicos localizadas dentro de bancos e evitar alguns caixas eletrônicos privados que não oferecem necessariamente taxas de câmbio favoráveis. Você deve saber quanto deve retirar antes de iniciar a transação. Alguns caixas eletrônicos só permitem retirar, como mínimo, uma quantia alta quando eles detectam que você está sacando dinheiro de uma conta estrangeira.

E não se esqueça: você pode pagar com um cartão de débito ou crédito em muitos locais e na maioria das lojas.

Quando estive na República Tcheca utilizei três formas: troquei euros por coroas tchecas; retirei no caixa eletrônico (as tarifas variam, a pessoa que estava comigo tirou em um lugar com uma taxa não muito favorável) e também utilizei cartão de crédito. Deu certo em todas as vezes.

Saiba mais sobre a República Tcheca:

*Roteiro de bicicleta pelo país

*Mosteiros, igrejas e bibliotecas no país

*Roteiro completo em Cesky Krumlov

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s