Exposição Mulheres Radicais, em São Paulo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo promove até 19 de novembro a mostra Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960-1985.

“La Briosa” e “La Venus”, de Lourdes Grobet

Ela reúne obras de 120 artistas latino-americanas – e também chicanas nascidas nos Estados Unidos – que denunciaram a violência social, cultural e política, em uma época em que o continente foi tomado por ditaduras militares.

Na exposição há obras como “Grupo de família, reconstrucción del mito”, de Graciela Gutiérrez Marx. Durante a ditadura argentina, que perdurou de 1976 a 1983, ela enviou, em 1980, centenas de cartões postais com as palavras “grupo familiar, reconstrução do mito” para artistas do mundo todo.

“Grupo de família, reconstrucción del mito”, de Graciela Gutiérrez Marx

A ideia era refletir sobre a família e fazer uma alusão às Mães da Praça de Maio, uma organização de mulheres cujos filhos desapareceram durante a ditadura.

“Censorship”, de Barbara Carrasco

Em “Horizontal 2”, Claudia Andujar apresenta índios ianomami fotografados entre 1981 e 1984 após terem sido vacinados. Eles seguram placas de identificação, pois grande parte se recusava a revelar seu nome.

“Horizontal 2”, de Claudia Andujar

Em “Y con unos lazos me izaron”, Sonia Gutierrez retrata as torturas praticadas na Colômbia durante a ditadura militar do país.

“Y con unos lazos me izaron”, de Sonia Gutierrez

O nome da obra é uma frase dita pela Dra. Olga Lopez, que foi presa com sua filha de cinco anos por duas semanas, período em que foi vendada e brutalmente torturada. “E com alguns laços me içaram”.

“Sorriso de menina”, de Amelia Toledo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo fica na Praça da Luz, 2, em frente à estação Luz do metrô/trem. O funcionamento é de quarta a segunda, das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. O ingresso inteiro custa 6 reais e aos sábados a entrada é gratuita.

Onde: Exposição “Mulheres Radicais”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo

Quando: Até 19 de novembro

Quanto: R$6 a inteira. Aos sábados a entrada é gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s