#468 Conheça o hotel de selva em Manaus Juma Amazon Lodge

Ficar hospedado em um hotel de selva é uma experiência inesquecível. Nas proximidades de Manaus há uma série deles, com diferentes valores de diárias, mas, em geral, todos são all inclusive e incluem as refeições e passeios durante a hospedagem. A 100 quilômetros da capital do Amazonas está o Juma Amazon Lodge, uma opção que vale – e muito – a pena.

O Juma Amazon Lodge está instalado às margens do Rio Juma e tem 21 bangalôs. O hotel foi construído nas copas das árvores de forma sustentável e sua estrutura toda em madeira se confunde com a paisagem local. Na época das cheias, o rio que corre em frente ao hotel fica volumoso e bem próximo dos bangalôs – e foi dessa forma que o encontramos. Na seca, é possível visualizar a estrutura de palafitas.

Suíte Panorâmica do Juma Amazon Lodge Bangalô Guia Aleatório de Turismo Hotel de Selva

Suíte Panorâmica do Juma Amazon Lodge

Por estar em uma localidade remota, oferece o transfer ida e volta com saída do aeroporto de Manaus ou de hotéis da cidade. A experiência já começa aí. Um funcionário do hotel busca os hóspedes que darão entrada naquele dia e leva ao porto, onde pegamos um barco privativo, em uma viagem que dura cerca de uma hora. No caminho, passamos pelo encontro dos rios Negro e Solimões, que possuem cores diferentes e não se misturam.

Barco Amazônia Juma Amazon Lodge

Pegamos dois barcos e uma kombi para chegar ao Juma – esse foi o primeiro

Depois, é a vez de fazer o trajeto por terra, em uma Kombi, que dura também cerca de uma hora. No caminho, paramos para observar as vitórias-régias. A estrada é muito boa e somente no último pedaço, quando estamos indo para o local do segundo barco, pegamos uma estradinha de terra que estava enlameada.

Vitórias-régias Amazônia Guia Aleatório de Turismo

Vitórias-régias

O segundo barco também é pequeno e somos avisados que a viagem vai durar uma hora e que, com sorte, poderíamos avistar alguns botos. Infelizmente, não apareceu nenhum em nosso caminho. Chegando ao Juma Amazon Lodge, somos recepcionados com um suco de cupuaçu e uma garrafinha para abastecermos de água e levarmos nos passeios. Nosso guia, o Ralf, nos deu algumas orientações, como nunca deixar as portas dos quartos destrancadas, caso contrário, os macacos que moram no hotel poderiam invadi-los. Os macacos ficam soltos e não têm medo de interagir com os turistas. O mais sapeca de todos, o Chico, ainda é novinho e gosta de brincar com os turistas pegando suas coisas e jogando no rio! Mas basta ter cuidado com seus objetos quando eles estão por perto!

Macaco Amazônia Guia Aleatório de Turismo

Macaquinho Chico, os mais danadinho de todos

Ficamos duas noites no Juma. Na primeira, nos hospedados na Suíte Panorâmica, o maior bangalô do hotel. Vale a pena. O quarto é grande, tem cama king size, banheiro reformado e moderno, ventilador de teto, amenities feitos com cupuaçu e castanhas, e roupão. Não há vidros nas janelas, apenas uma tela, e da cama é possível ver a paisagem. Além disso, há uma varanda entorno de todo o bangalô, com rede, espreguiçadeiras, mesinha e uma linda vista para o rio.

Suíte Panorâmica Juama Amazon Lodge Guia Aleatório de Turismo

Quarto da Suíte Panorâmica

Na segunda noite, nos mudamos para um bangalô com vista para o rio, pois não havia disponibilidade para duas noites na Suíte Panorâmica. Apesar de menor, essa acomodação também é confortável e conta com rede na sacada. À noite, recebemos por alguns minutos a visita da macaca Anita, que mora no hotel.

Juma Amazon Lodge Sacada Guia Aleatório de Turismo

Sacada da Suíte Panorâmica

Como eu já mencionei, todos os pacotes são all inclusive e os passeios variam de acordo com o número de noites no hotel. No pacote Arara (duas noites), os hóspedes participam no primeiro dia de um passeio de jangada, onde nós mesmos remamos e até conseguimos ver alguns botos cinza pelo caminho. Após o jantar, foi a vez da focagem de jacaré. Fomos em um pequeno barco motorizado “à caça” desses animais e conseguimos ver um jovem exemplar. É bem legal navegar à noite.

Rio Barco Amazônia Guia Aleatório de Turismo

Passeio de canoa – olha que lindo o rio, parece um espelho!

No segundo dia, foi a vez de andarmos de barco para ver o nascer do sol. Infelizmente estava nublado, mas foi interessante da mesma forma. Depois do café da manhã, fizemos uma caminhada pela floresta e o Ralf, juntamente com o nosso barqueiro Alex, nos explicou sobre a fauna e flora locais. Após o almoço, saímos para pescar piranhas no esquema “pesque e solte”. Segundo Ralf, em abril é mais difícil encontrar esses peixes e nem todos conseguimos pescar – eu não peguei nada. Depois do jantar, nosso guia nos deu uma pequena palestra sobre a região.

Selva Amazônia Guia Aleatório de Turismo

Nosso guia, Ralf, explicando como fazer fogo

O café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar estão inclusos na diária e oferecem pratos típicos da região e muitos peixes. O meu preferido foi o dourado. Sucos regionais também estão inclusos e são bem variados. Na recepção há um bar e é possível pedir outras bebidas, como caipirinhas, cervejas e refrigerantes, e os preços são bastante honestos.

Juma Amazon Lodge Hotel de Selva Guia Aleatório de Turismo

No primeiro dia fizemos passeio de canoa

Nos intervalos entre um passeio e outro, é possível descansar no redário (que, como o nome sugere, é um espaço com várias redes) ou nadar na piscina flutuante, que foi inaugurada recentemente e fica dentro do rio – sim, você estará tecnicamente nadando no rio! Mas não se preocupe: uma rede impede a passagem de animais.

Piscina flutuante Juma Amazon Lodge Guia Aleatório de Turismo

Piscina flutuante

A primeira vista, pode parecer caro ficar hospedado no Juma. Mas temos que levar em conta que o hotel é remoto, inclui o transporte ida e volta para Manaus, todas as refeições, os passeios (que não são baratos na região), além de oferecer uma ótima estrutura. E pode ter certeza que essa experiência é inesquecível.

Onde: Hotel de selva Juma Amazon Lodge, Amazonas, Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s