#404 Conheça a pequena Český Krumlov, na República Tcheca

Localizada na República Tcheca, a pouco mais de duas horas de Praga, a pequena Český Krumlov é uma graça. Tanto que foi tombada como Patrimônio da Humanidade da Unesco. A cidade é bem pequeninha, tem ares medievais e sua construção data do século XIII.

IMG_3390

Eu fui de carro para lá, em uma viagem da Itália com destino a Praga. Eu e meu namorado decidimos parar em Český Krumlov e conhecer a cidade – e não nos arrependemos. Mas eu vi que é possível ir de ônibus da capital para a cidadezinha, custa 12 euros por trecho e há três horários de Praga para lá (7h20, 7h30 e 8h25) e dois no sentido oposto (17h e 17h55). Mais informações podem ser obtidas no site http://czech-transport.com/index.php?id=35382.

Neve República Tcheca

Estava cheio de neve no caminho para lá

Apesar de ser bem bonita e ter alguns atrativos interessantes, acho que um dia é suficiente para ficar na cidade. O castelo é a principal atração de Český Krumlov. Com estilo gótico, ele começou a ser construído no século XIII pelos lordes de Krumlov. Depois, ele foi herdado pelos Rosenbergs, que tinham relação com a família italiana Orsini. Orso em italiano quer dizer urso e, por conta disso, no século XVI eles começaram a criar ursos na propriedade. A tradição se mantém até hoje e eles mantém quatro desses animais em uma área bem na entrada no castelo. Mas, segundo o site da atração, eles estão trabalhando para criar um espaço mais adequado para os bichinhos.

IMG_3395

Castelo

O castelo está localizado bem no miolinho do centro histórico. Por estar mais no alto, dá para ter uma vista bonita da cidade de lá. O ingresso inteiro custa 100 Kč (cerca de R$12). O horário de funcionamento varia de acordo com a época do ano e ele fica fechado por alguns dias perto do Natal e do Ano Novo. Por conta disso, não pude visitar a parte interna do castelo e nem vi os ursos. Então vale dar uma olhada no site e conferir os horários.

Para não depender apenas do castelo, a cidade mantém uma série de museus. Um deles é o Museu da Tortura. Apesar do tema não ser muito agradável, achei a visita interessante e que valeu a pena. O local expõe alguns objetos usados nas torturas durante a Idade Média e explicações sobre eles. É de arrepiar os cabelos. O museu fica bem na pracinha principal, ao lado do centro de informações turísticas. O ingresso custa 80 Kč (cerca de R$10) e as visitas podem ser feitas diariamente, das 9h às 20h.

Museu da Tortura República Tcheca

No Museu da Tortura tem uma série de objetos usados no passado =/

Outra atração é o Convento. O prédio data do século XIV, mas levou cerca de cem anos para ficar pronto. Em estilo gótico, hoje em dia a construção abriga um museu. É legalzinho, mas não achei nenhuma loucura. Eles dizem que a visita é demorada, mas dá para visitar o local rapidamente.

trdelník

O trdelník é uma delícia, tem que provar!

Nós visitamos a cidade no dia 30 de dezembro e na pracinha tinha uma feirinha, com artesanatos e comidas típicas. Não sei dizer se ela fica ali o ano todo. Vale a pena provar o trdelník, um doce feito com massa similar a do pão, condimentado com açúcar e castanhas. A massa é enrolada em um cilindro, que depois é colocado em uma espécie de churrasqueira. É uma delícia! Há versões com chocolate dentro, chantili e até sorvete. Nós também experimentamos uma espécie de nhoque. Em geral ele é vendido por quilo e é gostosinho, mas é bom fica atento ao preço para não ficar caro demais. As salsichas sempre são uma boa escolha e a bramboráky, uma espécie de panqueca de batata, é divina!

bramboracky

Bramboráky: uma delícia!

Tudo bem que a República Tcheca é conhecida por suas cervejas, mas à noite aproveitamos para conhecer o Zapa Bar. O bar é pequeno, não serve comida e é especializado em coquetéis. O que era para ser apenas um drinque se tornou vários, pois eles são maravilhosos e muito bem apresentados. O “Massage in the bottle” (110 Kč) é servido dentro de uma garrafinha (que vem com um abridor de garrafas junto) e leva rum, suco de limão, xarope de açúcar, ginger beer e suco de maçã. Muito bom! O “Apple Fashioned” (125 Kč) também era bem gostoso e é composto de calvados, xarope de canela, orange bitters e espuma de maçã.  O “Choco Spiced Swizzle” (125 Kč) eu escolhi, pois fiquei curiosa para experimentar um drinque com chocolate, mas achei um pouco estranho. Mas o que mais gostamos foi o “C K Sour” (125 Kč), que leva brandy de ameixa, suco de limão, xarope de canela e ameixa, cerveja envelhecida Benedict, clara de ovo, casca de laranja e ervas frescas.

IMG_3438

Massage in the bottle

Nós ficamos hospedados na Pension Faber. Pagamos 50 euros pela diária e pode pagar em euro mesmo ou o equivalente em coroas tchecas. Por estar localizado no centrinho histórico, não é possível estacionar lá na frente. O recepcionista te dá um papel para colocar no painel do carro, autorizando a circulação pelo local. Mas é preciso estacionar em um estacionamento público descoberto, a uns cinco minutos a pé de lá. O estacionamento é pago, mas não me lembro o valor (mas não era caro). Quando buscamos o carro no outro dia, ele estava coberto por uma camadinha de neve, pois fez um super frio de noite e estava marcando -7,5º naquele momento (imagina quanto não ficou de madrugada). Uma dica: se isso acontecer com o seu carro, você consegue tirar o gelo dos vidros usando um cartão de crédito para raspar ou algo parecido. Demora um pouco, mas funciona.

carro_cesky

Olha como encontramos o carro pela manhã

A Pension Faber é muito bonitinha. O quarto é espaçoso, limpo, a cama super confortável e o banheiro muito bom. Tem até secador de cabelo e chaleira para fazer chá ou café. Eles até deixam uns docinhos para os hóspedes. Mas eles não servem café da manhã. Ao invés disso, eles dão um desconto de 10% para consumir em um café nas vizinhanças. A recepção fica aberta das 8 da manhã às 18 horas, então, se você for chegar fora desses horários, é bom falar com o hotel primeiro.

pension

A foto não ficou muito boa, mas o quarto é bem bonitinho

Onde: Český Krumlov, na República Tcheca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s