#84 Como é o réveillon em Liubliana, capital da Eslovênia – Liubliana, Eslovênia

A primeira coisa que você precisa saber sobre passar o réveillon em Liubliana é que lá faz um frio desgraçado. Mesmo! Quando eu passei a virada lá de 2014 para 2015 os ponteiros atingiram -12º.

A concentração dos eventos é no centro, por isso é uma boa se hospedar nas imediações. Aqui no blog a gente já publicou a avaliação do hotel Lev, que pode ser uma opção legal: dá para fazer tudo a pé e se resolver pegar um táxi vai ficar baratinho.

Liubliana Eslovênia Neve Frio

Não tá fácil pra ninguém!

No dia 31 de dezembro, há uma série de barraquinhas no centro vendendo comidas e bebidas. Aproveite e peça um lanche de pljeskavica, tradicional carne eslovena composta por porco, carneiro e vaca. Vale a pena, é grande e bem gostoso! Outra coisa legal de provar é o cevapcici, uma espécie de linguiça feita com carne de porco e de carneiro e temperada. Geralmente é grelhada e fica uma delícia com um molhinho chamado ajvar, que é feito a base de pimentão, pimenta, berinjela e alho. Para tentar ajudar a espantar o frio dá para tomar um vinho quente. Mas é só uma ajudinha, o frio não vai embora não!

Liubliana Eslovênia Réveillon

O lanche com pljeskavica é uma delícia!

Além das barraquinhas, o centro reúne alguns palcos espalhados com shows ao vivo. Como não estou muito inteirada com a cena musical eslovena não sei dizer se havia algum cantor famoso se apresentando.

Outra opção é esperar dar meia noite em um dos bares do centro. Mas como é um dia de festa boa parte deles tem música ao vivo e cobram couvert artístico ou entrada. A vantagem de ficar no bar é fugir – pelo menos por um tempo – do frio, além de ser divertido.

Liubliana Eslovênia Ano Novo Réveillon

A cidade ganha um monte de luzinhas no fim do ano

Na hora da virada a grande concentração é numa praça, a Kongresni. Começa uma contagem regressiva e já adianto que não dá para entender absolutamente nenhum número, hehehe. Mas vai aparecendo no telão, então dá para contar junto em português mesmo. Depois da virada há uma queima de fogos no castelo. É bem bonito, pois o castelo fica no alto de uma colina e dá pra ver super bem ali da praça. Todo mundo leva champanhe para estourar e comemorar e eu não fui exceção!

Liubliana Eslovênia Ano Novo Réveillon

Cidade vista de cima

Depois da virada dá para ficar ali na praça mesmo (mas lembre-se de que estará bastante frio) ou ir para um bar ou balada. O ideal é pesquisar antes e já saber para onde ir. Eu escolhi uma balada que não lembro o nome, mas não foi lá uma boa decisão. No fim das contas consegui me divertir, mas o lugar era pequeno, cheio de gente e eu estava esperando algo diferente. Achei engraçado que tocou várias músicas sertanejas (sim, brasileiras). Gustavo Lima e você chegou longe!

img_1402

Esse dragão é o símbolo da cidade

O Pr’Skelet Disco Bar não fica distante da praça Kongresni, só que abre tarde e não dá para fazer esquenta. Mas lá é tipo uma balada, então dá para passar a noite por ali. O diferencial deste lugar é a decoração com esqueletos, o que justifica o “skelet” em seu nome.

No dia seguinte aproveite para conhecer a cidade. Liubliana é uma gracinha e vale um passeio. E dá para conhecer as principais atrações a pé.

Onde: Réveillon em Liubliana, Eslovênia

Quanto: Os eventos na cidade são gratuitos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s