Entre 14 e 20 de novembro, cerca de 2 mil bed and breakfast na Itália irão oferecer hospedagem em troca de bens ou serviços. É a Settimana Del Barato.
A iniciativa teve início em 2009 e já ofereceu hospedagem gratuita a mais de 1 milhão de viajantes. Funciona assim: você pesquisa a localidade desejada e vai aparecer uma lista com os B&B participantes. Depois, é só verificar o que o hotel quer em troca da hospedagem.
O B&B Musei Vaticani está localizado literalmente ao lado dos Museus do Vaticano, em Roma. Além de estar perto de um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, também é fácil para chegar às estações Cipro e Ottaviano no metrô. Fora da promoção, o preço de um quarto para duas pessoas é de 85 euros, mas entre 14 e 20 de novembro a hospedagem pode ser trocada por serviço fotográfico profissional, para melhorar a qualidade das fotos do B&B, ou azeite e produtos alimentares típicos.

Quarto do B&B Musei Vaticani
O hotel tem apenas três quartos, um duplo e dois triplos, e cada um tem um banheiro privativo. Os hóspedes têm a disposição wifi gratuito, secador de cabelo, televisão e café da manhã. O B&B aceita animais de estimação e tem funcionários que falam italiano, inglês, francês e espanhol.

Cozinha e área de café da manhã
O Porta Garibaldi está localizado na zona de mesmo nome em Milão. Apesar de não ser a região mais linda da cidade, está em uma localização central, não distante de locais como o Duomo e próximo das estações de metrô e trem Garibaldi e Centrale. Da Centrale chegam e partem a maior parte dos trens.

Quarto com cama de casal do Porta Garibaldi
O preço média da diária no Porta Garibaldi varia entre 100 e 140 euros, com café da manhã incluso. Durante a promoção eles pedem em troca vinho e azeite. Esse apartamento oferece wifi gratuito, cozinha, secador de cabelo, berço, televisão e frigobar.

Cozinha do Porta Garibaldi
Em Florença, o Al Duomo oferece hospedagem em troca de serviços para inserir, promover, posicionar o hotel em motores de busca e em redes sociais. Mas eles aceitam apenas profissionais!

Quarto do Al Duomo
Esse B&B está localizado bem no centro histórico de Florença, o que é uma bela vantagem. Já fiquei hospedada nessa região e acho que realmente faz diferença, principalmente se a viagem for curta. E a hospedagem por ali não custa muito barato não. O Al Duomo cobra de 60 euros (individual) e 160 euros (quádruplo), mas os preços podem variar de acordo com a época do ano.

Cozinha e área de café da manhã do Al Duomo
O Le Tango, em Veneza, cobra 140 euros a diária no quarto duplo. Com a promoção será possível ficar hospedado lá em troca de vinho, azeite e outros alimentos e bebidas. Esse B&B está localizado na zona de San Marco, a apenas cinco minutos de caminhada da Basílica de San Marco, a mais famosa da cidade.

Quarto do Le Tango, em Veneza
Tem opções em um monte de cidades italianas. Para reservar nos B&Bs é necessário entrar em contato com o empreendimento, fazer sua proposta e esperar. Alguns hotéis participantes oferecem esse tipo de troca durante o ano todo. Mais informações no site www.settimanadelbaratto.it.