#322 Passeios em mosteiros, igrejas e bibliotecas na República Tcheca

A República Theca, país localizado na Europa, é repleto de igrejas, conventos e outros lugares religiosos antigos. A entidade de turismo do país ( Czech Tourism) divulgou um roteiro com algumas dessas atrações. Confira!

Marcas dos arquitetos barrocos na região de Broumov

No norte na República Tcheca você pode visitar o Mosteiro Beneditino em Broumov. O complexo está aberto todos os dias ao longo do ano e durante a visita você verá, além da biblioteca do mosteiro e a Igreja de São Adalberto, o antigo refeitório com uma réplica do Santo Sudário de Turim, ou seja, o tecido, no qual foi envolvido o corpo de Jesus Cristo após ter sido retirado da cruz. Aqui no site publicamos no ano passado um post sobre quando vimos o objeto religioso de perto, que é exposto de vez em quando na cidade italiana. No porão do complexo estão guardadas dezenas de múmias. Se quiser uma experiência mais autêntica, é possível ficar hospedado nas antigas celas dos monges.

Outra atração turística é o Conjunto de Igrejas de Broumov, uma raridade na Europa – várias igrejas barrocas de campo na paisagem em volta de Broumov que foram construídas no século XVIII, sob encomenda dos beneditinos, pelos arquitetos pai e filho Dientzenhofer.

unnamed (2)

Mosteiro de Broumov. Crédito: Libor Svacek

Atrás do encanto dos mosteiros antigos

Alguns destaques são o complexo de peregrinação na Colina Santa, em Olomouc, e o Mosteiro Premonstratense, em Templá, perto de Mariánské Lázne, que é o último dos antigos mosteiros do oeste da Boêmia, onde foi preservada a vida religiosa.

unnamed (3)

Mosteiro da Colina Santa, em Olomouc

No sul da Boêmia está o Mosteiro Cisterciense em Vyšší Brod, único mosteiro cisterciense masculino que ainda funciona na República Tcheca. O complexo foi preservado praticamente na condição original. A excursão lhe levará para a igreja do mosteiro Igreja da Nossa Senhora da Assunção com um inventário gótico e barroco, algumas capelas, a sala do capítulo do início da Gótica, galeria de quadros e biblioteca.

unnamed (4)

Mosteiro de Vyssy Brod. Crédito: Ladislav Renner

Uma obra da tecnologia extraordinária é o Mosteiro Cisterciense em Plasy. Durante a excursão você conhecerá tanto o claustro e a sala do capítulo, biblioteca, escritório do abade ou a asa do hospital com exposição de farmácias, assim como as fundações do mosteiro. Já na época da sua criação, tratava-se de uma estrutura excepcional construída em cima de milhares de pilares e suas fundações até hoje são inundadas com água.

O complexo barroco Colina Santa em Příbram é um famoso santuário mariano com o Templo da Nossa Senhora da Assunção, claustros, algumas capelas e o Museu de Peregrinação da Colina Santa. O Mosteiro Cisterciense em Osek reúne, além da Igreja da Nossa Senhora da Assunção, o claustro, o pátio e a sala do capítulo do início da Gótica, com um exclusivo púlpito românico com pedestal geniculado.

Em Praga: bibliotecas e meteorologia

unnamed (5)

Vista do Klementinum, em Praga

Os arquitetos pai e filho Dientzenhofer também assinam outras obras arquitetônicas. A Igreja de São Nicolau, no Bairro Pequeno, o Loreto, em Hradčany, e a Basílica de Santa Margarida, no no mosteiro beneditino em Břevnov são alguns exemplos.

A biblioteca e a galeria de quadros do Mosteiro de Strahov têm forte influência barroca. O mosteiro premonstratense mais antigo na Boêmia e um dos mais antigos mosteiros de Ordem Premonstratense do mundo foi fundando em 1140.

De acordo com o site Bored Panda, Praga abriga a biblioteca mais bela do mundo. A bela biblioteca de 200 anos está localizada no antigo colégio jesuíta Klementinum. Lá também é possível conhecer a Torre Astronômica, que foi criada em 1775 e até hoje registra dados meteorológicos todos os dias. A torre é equipada com instrumentos de medição históricos e no seu topo há uma bela vista sobre o centro histórico de Praga.

Onde: Passeios em mosteiros, igrejas e bibliotecas na República Tcheca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s