#412 Dicas para quem vai fazer intercâmbio em Toronto – Toronto, Canadá

Por Willians Glauber

Quando eu decidi que queria fazer intercâmbio pra fazer inglês lá fora, pra praticar o que eu já tinha aprendido aqui no Brasil, eu tinha em mente Nova York, nos EUA. Afinal, eu poderia matar dois coelhos com uma cajadada só: conhecer o lugar dos meus sonhos e aprimorar o idioma. Mas, conforme fui visitando as agências de intercâmbio, me diziam que se eu queria realmente estudar inglês, ter prática com a língua inglesa, Nova York não seria o lugar mais indicado, por conta das inúmeras influências de outras culturas e países no idioma. Me disseram que o inglês de lá era poluído, com muitas gírias, expressões com influências latinas, além do fato de que havia muitos brasileiros pelo lugar. E eu não queria de jeito nenhum sair daqui do Brasil para ficar falando português lá fora.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

“Times Square” de Toronto

Foi então que me apresentaram Toronto, uma metrópóle canadense que era conhecida por ser a Nova York do Canadá, com todos os aparatos de uma cidade grande e sem os tantos brasileiros que circulavam lá nas terras novaiorquinas. Foi então que decidi por Toronto! Vi algumas fotos, pesquisei alguns vídeos, conheci o site da escola e fiquei bastante satisfeito.

Quando cheguei lá, realmente a quantidade de brasileiros era mínima, ouvi pouco português durante os 30 dias que fiquei por lá, sem tirar que, na escola onde estudei, uma das normas era a de que no máximo dois alunos da mesma nacionalidade podiam ficar na mesma sala.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Casa Loma, onde foram filmadas partes do filme X-Men 

Estudar em Toronto foi uma abertura de portas para mim no sentido de enxergar que havia um mundo enorme inexplorado para quem dominava a língua inglesa. Aquele clichê de que tendo inglês você se torna cidadão do mundo é a mais pura verdade. Graças ao idioma, lá em Toronto, pude me comunicar com árabes, franceses, chineses, japoneses, libaneses, mexicanos, espanhóis, italianos. Outra característica da cidade, que é um mega presente extra pra quem vai estudar lá: o contato com dezenas de culturas de toda parte do mundo. Toronto é basicamente composta por imigrantes, que se mudam para lá em busca de qualidade de vida e melhores condições de trabalho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

CN Tower

E deixo aqui uma dica valiosa: se você já domina o inglês ou qualquer outro idioma, não vá ao país para testar sua capacidade na língua ou aprimorá-la. Aproveite o intercâmbio para usar seu segundo ou terceiro idioma com o intuito de conhecer outra cultura, estudar outras coisas que não o idioma em si. Ah, outra dica: fique em uma casa de família que viva no lugar, que more lá há algum tempo. Isso vai te dar um gostinho de como é viver naquela cidade e te forçar a usar o idioma literalmente até para comer.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Zoológico de Toronto

Sobre minha visão de Toronto e as características da cidade que me chamaram atenção

A primeira coisa que me saltou aos olhos foi a qualidade estrutural da cidade. O transporte público funciona, é barato, é eficiente, é pensado com o intuito de as pessoas não precisarem de carro para circular pela cidade. Não quis traslado do aeroporto até a casa da família em que fiquei, quis ter a experiência toda de estar em uma cidade e o fato de Toronto ter transportes públicos eficientes me ajudou muito! Pegar ônibus em Toronto é muito fácil. O mapa do metrô, apesar de confuso, ajuda bastante na hora de se locomover entre as diferentes estações. Por falar em metrô, ele funciona todos os dias até à 1h, e aos domingos as estações abrem apenas às 9h.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Porto do Lago de Ontário 

Na cidade você não verá trânsito, isso não existe em Toronto! Poucos carros circulam pelo lugar e não há aquele caos de carros se amontoando nas ruas, justamente porque o transporte público funciona muito bem, as pessoas usam carro nos finais de semana ou para viajar.

Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a solicitude e acolhimento dos moradores de Toronto para com os estrangeiros. No meu primeiro dia de aula, um senhor chegou a fechar a bilheteria da estação de metrô em que estava trabalhando para me ajudar a encontrar o meu destino. Ele fechou a bilheteria, pegou um livro com mapas da cidade e me ajudou a encontrar o lugar. Antes de eu viajar, me disseram que lá em Toronto eu poderia parar qualquer um na rua para pedir informações que todos iriam me ajudar de bom grado. Constatei isso ao vivo, todos a quem eu pedi informação foram muito simpáticos ao me ajudarem. Outro fato interessante e que exemplifica a educação dos torontonianos. A cidade pode ser acessada inteiramente por caminhos subterrâneos, que ligam as estações de metrô a lojas, restaurantes, shoppings e todo tipo de estabelecimentos, e por conta do ar condicionado desses lugares, precisamos abrir e fechar portas o dia inteiro: as pessoas seguram a porta para você passar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A caminho das Cataratas do Niágara

Toronto tem tanta coisa incrível que fica até difícil listar. A cidade é repleta de semáforos para pedestres, ela é, digamos, uma cidade bem pedestre friendly, até mesmo na frente dos estacionamentos há semáforos para os pedestres. E as regras valem para todos na hora de obedecer as leis de trânsito por lá. Atravessar na faixa de pedestres quando o sinal ainda está verde para os carros gera multa para os infratores, portanto se estiver em Toronto espere o sinal ficar verde para você.

As ruas são muito limpas, a cada cinco metros existe uma lixeira de coleta seletiva para que as pessoas depositem seus lixos. Uma curiosidade interessante sobre a cidade é que as casas noturnas só vendem bebidas alcoólicas até as duas horas da manhã, e justamente por isso é comum ver jovens entortando as pernas de bêbados já às oito ou nove horas da noite.

Onde: Intercâmbio em Toronto, Canadá

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s