#789 Museu Van Gogh – Amsterdam, Países Baixos

Um passeio bem legal para fazer em Amsterdam é visitar o Museu Van Gogh. O local inclui a maior coleção de obras do artista do mundo!

Eu fiz uma visita guiada a uma exposição do Van Gogh em Milão, na Itália, e a guia nos contou um pouco sobre a história do artista holandês. Ao contrário de muitos pintores, Vincent Van Gogh só decidiu seguir o caminho das artes com cerca de 30 anos de idade. Em um intervalo de nove anos, ele produziu uma quantidade enorme de obras (850 pinturas e 1.300 trabalhos em papel), mas não conseguia vender os seus quadros e vivia na pobreza e com a ajuda de sua família. Uma ironia, já que 1990 sua obra “Retrato de Dr. Gachet”foi vendida por US$152 milhões.

Portrait_of_Dr._Gachet

Retrato de Dr. Gachet

Van Gogh se suicidou em 1890, não antes de cortar sua própria orelha e ser internado em uma clínica psiquiátrica. Após sua morte, seu irmão Theo começou um trabalho para divulgar as obras do pintor. Mas acabou morrendo um ano depois e a cunhada de Van Gogh, Jo Van Gogh-Bonger continuou a empreitada do marido. Foi ela a responsável por trazer a grande notoriedade que o artista tem atualmente.

O museu reúne obras de diversas fases de Van Gogh. Há uma série de autorretratos, como o “Autorretrato com Chapéu de Palha”, produzido em 1887.

van_gogh_autoretrato

Autorretrato com Chapéu de Palha – Crédito: Museu Van Gogh

“A Casa Amarela”, produzido em 1888 também pode ser visto no museu, assim como “Amendoeira em Flor”, de 1890.

van_gogh_casaamarela

Casa Amarela – Crédito: Museu Van Gogh

Eu achei o museu bem interessante. Estava meio cheio, mas, mesmo assim, dava para ver as obras. Lá dentro é proibido fotografar, salvo alguns lugares indicados.

Os ingressos inteiros para adultos custam 17 euros. Também é possível comprar pelo site antecipadamente pelo mesmo valor. Desta forma, é necessário escolher o dia e horário de sua visita. Eu comprei na hora e não tive problemas e nem enfrentei filas. Mas em períodos de alta estação talvez seja melhor comprar antes.

van_gogh_flores

Amendoeira em Flor – Crédito: Museu Van Gogh

Antes de visitar o museu, consulte no site os horários de abertura.

Estando em Amsterdam, aproveite para visitar a Casa de Anne Frank. Nós temos um post aqui no site falando sobre o lugar. Se você for mulher e quiser ficar hospedada em hostel que só aceita hóspedes do sexo feminino, dê uma olhadinha no Hostelle.

Onde: Museu Van Gogh, Amsterdam, Países Baixos

Quanto: O ingresso inteiro custa 17 euros

Quando: Verifique os horários de abertura no site do museu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s