#46 C’era una volta una piada – Milão, Itália

Há tantas coisas para falar sobre este lugar que nem sei direito por onde começar. “C’era una volta” significa “era uma vez” em italiano. Então já dá para sentir um cheirinho de contos de fadas por aqui. Piada é uma forma de chamar a piadina, uma espécie de lanche feito com um pão similar ao pão folha. Ele é enrolado e pode ter uma infinidade de recheios e combinações, como presunto cru, queijo e rúcula, salame picante e queijo, berinjela e queijo, entre outros.

A piadina campagnola leva mozzarella de búfala, mozzarella defumada, tomate e speck

A piadina campagnola leva mozzarella de búfala, mozzarella defumada, tomate e speck

A C’era una volta una piada tem três unidades em Milão: a matriz, que fica perto do metrô Repubblica, uma na Viale Coni Zugna, e outra próxima ao metrô De Angeli. Eu conheço somente a filial, então vou falar sobre ela. A loja é pequena, mas muito bem decorada. Utiliza objetos e cores que remetem aos contos de fada e o resultado é muito fofo. No balcão dá para ver os funcionários em ação montando a sua piadina. De acordo com a rede os campeões de pedidos são a piadina “Cigno Branco”, que leva presunto, mozzarella e rúcula, a “Pippo”, composta de presunto cru, rúcula e stracchino, que é um queijo molinho, “Regina”, que tem presunto, scamorza defumada, que é um tipo de queijo, fungos e molho cocktail e a “Rosina”, que leva presunto, camarões, rúcula e molho cocktail.

Apesar de grande parte das piadinas ter alguma carne entre os ingredientes, os vegetarianos podem ficar tranquilos, pois também há opções para eles. Uma delas é a “Tricolore”, que leva mozzarella, tomatinho, rúcula e queijo grana. Outra é a “Grilletta”, composta por berinjela, abobrinha, cogumelos e mozzarella. Também há uma versão vegana, a “Vega”, que leva berinjela, abobrinha, tomate e homus.

Piadina "Gustosissima" leva squacquerone, tomate, rúcula e azeite de oliva

Piadina “Gustosissima” leva squacquerone, tomate, rúcula e azeite de oliva

Se quiser fechar com um docinho há três opções de piadinas doces: a “Candy”, que é recheada com Nutella, a “Coccon”, que tem Nutella e coco ralado e a “Stellina”, composta por Nutella e nozes.

Todas as quintas-feiras, a loja do metrô Reppublica abre das 18h30 às 23h para um jantar a luz de velas, emprestando uma atmosfera romântica ao lugar. Não é uma refeição feita por um chef estrelado, mas garanto que é uma delícia!

Dá para ver que eles gostam de colocar frios nas piadinas :)

Dá para ver que eles gostam de colocar frios nas piadinas 🙂

Mas o jantar a luz de velas não é o evento mais legal realizado por eles. Em Milão em muitos bares dá para fazer um aperitivo, onde você paga por uma bebida e ganha comida de graça, algumas vezes no sistema all you can eat. Ainda bem que a C’era una volta resolveu aderir e realizar uma vez por mês a “apepiada”, que é a junção das palavras “aperitivo” e “piadina”. Esse é um dos aperitivos que mais valem a pena na cidade em minha opinião. Por apenas 6 euros você ganha uma taça de vinho e pode comer piadina até desmaiar. As piadinhas são preparadas na hora e cortadas em pedaços para facilitar na hora de comer. São feitos vários sabores, inclusive a opção vegetariana.  Só fiquei um pouco frustrada, pois descobri que não é tão fácil assim comer um monte de piadina. Mas vale muito a pena mesmo assim!

piadina

Olha que bonitinha a decoração

Tirando a parte da comida a vontade, durante a apepiada o clima de conto de fadas continua bem presente. O evento começa às 20h e quem chega antes do horário dá de cara com as portas fechadas, não dá nem para ver dentro da loja. Às 20h em ponto as portas começam a se abrir e somos recebidos por um personagem como o Pinóquio. Lá dentro há fadas, princesas e a decoração é uma gracinha. Uma das princesas cobra a entrada e nos dá uma ficha e uma pulseirinha de identificação. Aí você vai ao bar retirar o seu vinho e depois passa para a parte do balcão de piadinas e começa a comilança. Se quiser beber mais de uma taça pode, mas é preciso pagar. Só a comida é liberada. E até às 22h é o seu estômago quem manda!

Apepiada do "Estranho Mundo de Jack"

Apepiada do “Estranho Mundo de Jack”

Onde: C’era una volta una piada, Milão, Itália

Quando: Consulte os horários no site www.ceraunavoltaunapiada.it/

Quanto: A apepiada custa 6 euros. As piadinas têm preços variados

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s