#47 Museu Toulouse-Lautrec – Albi, França

Henri de Toulouse-Lautrec foi um pintor francês famoso, entre outros, por seus pôsteres que anunciavam os cabarés parisienses, como o Moulin Rouge, onde era frequentador assíduo e tinha cadeira cativa.

A vida loka de Toulouse-Lautrec cobrou seu preço. O artista morreu aos 36 anos vítima da sífilis e do alcoolismo.

Photolautrec

O artista Henri de Toulouse-Lautrec

O museu Toulouse-Lautrec está localizado em Albi, na região de Midi-Pyrénées, no sudoeste da França. A bela cidade tem cerca de 50 mil habitantes e não é por acaso que abriga o museu: foi aqui que o artista nasceu, em 24 de novembro de 1864.

A fachada do local já é um show a parte. O museu foi montado dentro do Palácio de la Berbie, uma imponente construção medieval datada do século XIII.

Crédito: Reprodução/Site Museu Toulouse-Lautrec

Vista aérea do Palácio de la Berbie

Na parte de dentro o visitante irá encontrar a maior e mais importante coleção sobre Toulouse-Lautrec do mundo. Isso foi possível graças à colaboração da família do artista. São quadros, litografias, desenhos, rascunhos, que mostram suas diversas facetas.

jane avril

Estrelas da noite parisiense, como Jane Avril, foram imortalizadas por Toulouse-Lautrec

Quem conhece Toulouse-Lautrec por seus pôsteres retratando a boemia parisiense, ficará surpreso com sua série sobre o privilégio. Apesar do estilo de vida que levava, o artista nasceu em uma família aristocrata e teria se tornado conde se não tivesse morrido antes de seu pai. Nesta série retrata de forma sóbria militares, cavalos e outros temas relacionados à equitação. Nada a ver com seus pôsteres!

cavalos toulouse

Série retrata a aristocracia francesa

As obras de Toulouse-Lautrec também mostram seu fascínio pelo universo feminino, retratando cenas cotidianas de mulheres, muitas delas prostitutas.

mulher toulouse

Quadro “L’Anglaise du star”

Os famosos pôsteres do artista estão representados no museu por 31 exemplares. Suas linhas e cores revolucionaram o design gráfico dos cartazes publicitários e são bastante interessantes. Vale a pena.

poster toulouse

Um dos posters criados por Toulouse-Lautrec (Ambassadeurs Aristide Bruant dans son cabaret)

Depois de terminada a visita é hora de apreciar o belíssimo jardim, digno de um palácio. No dia da minha visita havia acabado de ser realizada uma cerimônia de casamento lá.

jardim toulouse

O jardim é um show a parte

Em boa parte do ano o museu abre todos os dias, mas os horários variam de acordo com a época. É bom conferir antes de ir para lá no link www.museetoulouselautrec.net/opening-hours-and-admission.html.

O ingresso inteiro custa 8 euros ou 10 euros o ingresso que dá acesso ao acervo e a exposição temporária (se estiver ocorrendo alguma). Há descontos para estudantes e grupos. É possível comprar o ingresso antecipadamente no site, mas há somente ingressos inteiros e o preço sobe para 9 euros. Demais categorias devem ser compradas no local.

toulouse museu

Um dos ambientes do museu

Durante a visita é proibido telefonar, tirar fotos e filmar. O local possui guarda-volumes e cadeirantes conseguem visitar todas as áreas do museu.

Dá para chegar em Albi a partir de Toulouse, a capital da região Midi-Pyrénées. De trem é 1 hora de viagem e o bilhete custa 14 euros o trecho. Para consultar os horários acesse o site www.sncf.com.

Onde: Museu Toulouse-Lautrec, Albi, França

Quanto: O bilhete inteiro custa 8 euros e a passagem ida e volta de Toulouse a Albi custa 28 euros

Quando: Em boa parte do ano o museu abre todos os dias, mas os horários variam. Consulte dias e horários de abertura no site www.museetoulouselautrec.net/opening-hours-and-admission.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s