#101 Fontana di Trevi – Roma, Itália

A Fontana di Trevi é um dos símbolos de Roma. A construção da imponente fonte teve início em 1732 com Nicola Salvi, que venceu um concurso promovido pelo papa Clemente XII. Mas ela só terminou de ser construída 30 anos depois, com a supervisão de Giuseppe Pannini.

Recentemente a Fontana passou por uma grande reforma que durou 516 dias, custou 2.180.000 euros e foi reinaugurada na última terça-feira, 3 de novembro. Enquanto ela ainda estava sendo reformada, foram colocados andaimes transparentes para os turistas conseguirem ver a fonte. Eu estive lá durante os trabalhos e tenho que confessar que foi meio triste vê-la sem água no meio daquela bagunça. Muito diferente de quando está funcionando.

Fontana di Trevi durante a reforma

Fontana di Trevi durante a reforma

O monumento é alimentado por um dos mais antigos aquedutos romanos, o Acqua Vergine. Quando a Fontana está em pleno funcionamento é muito bonita e imponente. Para se ter uma ideia, ela tem 26,30 metros de altura, 49,15 metros de comprimento e são necessários 80 mil metros cúbicos de água por dia. Ainda bem que a fonte não está em São Paulo.

Fontana di Trevi antes das reformas

Fontana di Trevi antes das reformas

Com o fim da reforma, a Fontana recebeu uma nova iluminação LED, que ajuda a ressaltar os detalhes da fonte. E há bastante coisa para se ver. No centro há uma estátua do deus Oceano, com 5,8 metros de altura. Ele está em uma espécie de carruagem sendo puxado por dois cavalos, comandados por Triton, filho de Netuno e Salácia.

Ao fundo, na parte esquerda está a estátua da Abundância, que carrega um cesto de frutas. À direita está a estátua da Saúde, que carrega um copo onde uma serpente está bebendo.

Há vários outros detalhes para observar, o que nem sempre pode ser uma tarefa fácil, pois lá pode ficar lotado de turistas. Mas arranje um cantinho e tire um tempo para contemplá-la.

Um dos rituais dos turistas é fazer um pedido e jogar uma moedinha de costas para a fonte. Desta forma, você estará assegurando que voltará à Roma.

Cena do filme "A Doce Vida"

Cena do filme “A Doce Vida”

A Fontana também foi eternizada no cinema. A cena do filme “A Doce Vida”, de Federico Fellini, onde Marcelo Mastroianni e Anita Ekberg trajando um provocante vestido preto entram na fonte é uma das mais antológicas da telona.

Onde: Fontana di Trevi, Roma, Itália
Quando: Aberta 24 horas
Quanto: Gratuito

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s