Quem estiver na Europa neste mês pode participar da Jornada do Patrimônio Cultural Europeu. Durante o evento será possível visitar em 50 países europeus diversos atrativos de graça. Como se já não fosse legal o suficiente, há ainda alguns lugares participantes que não abrem ao público normalmente. A iniciativa é realizada todos os anos ao longo do mês de setembro e cada país escolhe seu fim de semana para promovê-la.
Na França, por exemplo, serão 17 mil monumentos participantes e o evento será realizado nos dias 19 e 20. Em Paris está concentrada uma grande parte deles e alguns se destacam por fugir dos roteiros turísticos tradicionais. É o caso do “Le Regard de la Lanterne”, a cabeça do aqueduto de Belleville. O local foi concluído em 1613 e é o maior remanescente do sistema de abastecimento de água que alimentava as primeiras fontes parisienses. Durante a jornada dá para fazer visita guiada das 13h às 18h e não é necessário fazer inscrição prévia.
Ainda na cidade luz, que tal ver a galeria Printemps de uma forma diferente? A visita guiada tem 10 etapas e conta a história do local. Um dos pontos altos da visita é o terraço, de onde é possível ter uma vista 360º de Paris. No sábado é preciso reserva antecipadamente e no domingo não.
Saindo um pouco de Paris, o Castelo de Versailles, destino obrigatório de muitos turistas na França, preparou algumas surpresas para os visitantes durante o evento. Nos dias 19 e 20 de setembro a Sala do Congresso e as Salas do Parlamento estarão excepcionalmente abertas para visitação. O ingresso à ala sul do castelo é gratuito, mas quem quiser visitar suas outras dependências precisa comprar um bilhete.
Para conhecer a lista completa de monumentos franceses acesse o site http://journeesdupatrimoine.culturecommunication.gouv.fr.
A Bélgica também escolheu os dias 19 e 20 de setembro. Alguns atrativos estarão abertos pela primeira vez ao público. É o caso do Santos Palace, em Bruxelas. Em 1911, o edifício começou a operar como uma fábrica de café sob o comando da Compagnie Brésilienne (Companhia Brasileira, em tradução do francês). Durante a I Guerra Mundial precisou encerrar suas atividades por falta de matéria prima, mas voltou às atividades em 1919 e continua operando até hoje. Durante a Jornada visitas guiadas explicarão o processo de torrefação do café, além de apresentar diversos tipos de grãos e promover uma degustação.
Depois de muitos anos a garagem da Citroën volta a abrir suas portas para os visitantes. O prédio de metal tem 15 mil m2 e originalmente abrigava setores administrativos, showroom, oficinais de reparos, depósito e uma estação de serviços. A bela estrutura está preservada e deverá abrigar em breve um museu de arte moderna e contemporânea. Serão feitas visitas guiadas em francês e holandês e o último tour sai às 15h.
O dia 20 de setembro coincide com o “Dia sem carro” em Bruxelas. Das 9h às 17h uma série de ruas estará interditada para os carros. Para conhecer a lista completa de atrativos na Bélgica acesse o site http://visitbrussels.be/bitc/BE_en/heritage-days.do.
Na Itália o evento também será realizado nos dias 19 e 20 de setembro. Em ocasião da Expo, que está sendo realizada até o final de outubro em Milão, algumas visitas terão o tema nutrição, o mesmo desta edição da Exposição Mundial.
Em Milão o depósito da coleção permanente do Mudec – Museu da Cultura de Milão estará aberto para o público descobrir as tradições alimentares de diversas partes do mundo. Os visitantes poderão repensar a relação entre a comida e a cultura na vida prática, espiritual e social. Será possível, por exemplo, observar através do acervo a cerimônia do chá no Japão. É obrigatório reservar no site e a visita é gratuita.
Na região de Trentino-Alto Adige, na cidade de Trento, o Castelo de Buonconsiglio utilizará suas obras para abordar o tema da alimentação na Idade Média. Serão discutidas a produção, gostos alimentares, curiosas crendices populares, entre outros.
Em Veneza, o complexo arquitetônico Hériot alla Giudecca estará excepcionalmente aberto ao público. O local foi construído no final dos anos 1920 por uma família de milionários franceses e projetado por Rafaelle Mainella, personagem expoente da Academia de Veneza. Durante a visita serão contadas as histórias da família francesa e de Mainella. É obrigatório reservar antecipadamente no telefone +39041-5287735.
Para conhecer a lista completa de atrações participantes na Itália acesse o site do Ministério dos Bens e da Atividade Cultural e do Turismo da Itália.
Em Atenas, na Grécia, o Museu Acrópoles terá entrada gratuita nos dias 26 e 27 de setembro das 17h às 20h. Além disso, alguns arqueólogos estão a disposição do público para responder perguntas sobre a exposição temporária “Samothrace. Os Mistérios dos Grandes Deuses”. Mais informações no site www.theacropolismuseum.gr.
Há muitos outros países participando da Jornada do Patrimônio Europeu, mas alguns deles já realizaram o evento neste ano (como é o caso dos Países Baixos e da Alemanha, por exemplo). Para descobrir o que ainda pode ser visitado é só acessar o site www.europeanheritagedays.com.