#95 Como é a viagem de ônibus São Paulo-Búzios com a 1001

A empresa de ônibus 1001 possui uma rota de São Paulo a Búzios, mas apenas às sextas-feiras. O caminho inverso ocorre somente aos domingos. Como eu pretendia viajar em uma terça-feira, precisei pegar dois ônibus para chegar ao meu destino.

O primeiro partiu às 22h30 no Terminal Rodoviário do Tietê com destino a Niterói. O ônibus tem dois andares e no primeiro ficam as malas e os leitos. Para ficar lá a passagem custa R$167. Como sou mão de vaca optei pelas convencionais, que ficam no andar superior e custam R$80. Ocupamos as poltronas 23 e 24 que são ótimas, pois estão localizadas ao lado da escada e parecem possuir mais espaço que as demais.

Um dos ônibus da frota da 1001

Durante todo o tempo as luzes ficam apagadas, provavelmente por seu uma viagem noturna. Mas há luzes individuais caso precise. O ônibus era bastante confortável, dava para reclinar o assento e esticar as pernas. Mas fazia bastante frio por causa do ar condicionado e eles não dão cobertores. Ainda bem que sou prevenida e levei os meus!

Em Resende, já no estado do Rio de Janeiro, é feita uma parada de meia hora em um posto Graal. Lá dá para comer, usar o banheiro ou comprar algumas das coisas inflacionadas que eles vendem. Não se esqueça de gravar o número da plataforma onde o seu ônibus está estacionado, pois eles são muitos.

Praia Azeda, em Búzios

O ônibus chegou a Niterói às 5h20, exatamente o horário previsto. Lá tem uma salinha da 1001 com banheiros, cadeiras e água e ficamos esperando lá dentro. Na rodoviária também tem banheiros, mas é preciso pagar R$2 para usá-los.

Às 6h34 partiu nosso ônibus com destino a Búzios. Esse era mais apertado, não tinha espaço para esticar as pernas, mas a poltrona reclinava um pouco. Como eu estava morrendo de sono nem me importei e desmaiei logo que saímos! Pagamos R$46,96 pela passagem.

Chegamos à rodoviária de Búzios por volta das 9h. Assim que entra na cidade o ônibus faz uma série de paradas para as pessoas descerem, então demora até chegar ao ponto final.

Em geral eu gostei da viagem, achei bastante cômodo sair à noite e chegar em Búzios de manhã. Assim deu para aproveitar aquele dia todo e economizamos uma noite de hospedagem. A companhia também tem outros horários, é só pesquisar no site e ver qual é o melhor para você.

Praia João Fernandes, em Búzios

Também dá para ir de Búzios pegando o ônibus da 1001 às 09h20 ou às 22h30 no Terminal Rodoviário do Tietê com destino a Cabo Frio, chegando na cidade às 18h50 ou às 8h. Mas de lá não dá para pegar um ônibus de viagem para Búzios, só há ônibus de linha da companhia Salineira. Há um ponto em frente à rodoviária e dá para consultar os horários no site. O preço da passagem é de R$4,50. Eu não escolhi ir desta forma, pois não sabia como seria ficar naquele ponto de ônibus com malas. Eu já tive uma experiência bem desagradável enquanto esperava um ônibus em frente à rodoviária do Rio de Janeiro (fui assaltada) e não quis correr o risco novamente. Mas pelo o que eu perguntei parece que o entorno da rodoviária de Cabo Frio é tranquilo.

Onde: Viagem de ônibus São Paulo-Búzios com a 1001
Quando: Há saídas diárias. Consulte o site www.autoviacao1001.com.br/pt para saber os horários