#19 Como é o voo intercontinental da Tam

Gente, é duro viajar na classe econômica, né? Ainda mais quando são longas horas de voo. Mas sempre há um detalhezinho ou outro que ajuda a dar uma melhoradinha na situação. Eu viajei recentemente com a Tam para a Europa em um voo direto de São Paulo-Milão e vou contar aqui o que achei da experiência.

Comprei minha passagem pelo site da Tam. De acordo com a companhia algumas poltronas oferecem mais espaço, mas é preciso pagar uma taxa a mais por eles. Escolho ficar no aperto tradicional mesmo.

Airbus A330

Airbus A330

O embarque foi no terminal 3 do aeroporto de Guarulhos, aquele mais novo e com o Dufry grandão.
O avião era um A330 e as poltronas estão dispostas em duas, quatro e duas. Fiquei numa fileira com duas poltronas, no corredor. Por um momento acreditei que viajaria sem ninguém ao meu lado. Todo mundo já havia embarcado, estava no horário marcado para a decolagem, as comissárias estavam fechando todos os bagageiros e a minha felicidade ia só aumentando. Mas de repente umas dez pessoas entraram e é claro que meu vizinho de viagem também. Fiquei com tanta raiva que nem olhei para a cara dele até chegarmos na Itália.

Eu achei o avião bem parecido com os de voos domésticos, com apenas o acréscimo da televisão. Havia um acervo com várias opções de filmes, inclusive legendados e dublados em português. Eles também dão um kit fofo com meias, escova e pasta de dente.

Interior de um dos aviões da Tam

Interior de um dos aviões da Tam

Meu voo era noturno – decolamos às 22h20 – e logo já foi servido o jantar. As opções variavam entre a inédita massa e o surpreendente frango. Pedi vinho para acompanhar o meu frango e me foi servido num copinho que estava na bandeja, não me deram uma garrafinha como costuma ser feito por outras companhias. Depois de terminada a refeição, a comissária passou servindo um refil.

Outra refeição só no café da manhã, quando estávamos bem próximos de Milão. Senti falta de servirem água ou suco durante o voo. Eu estava morrendo de sede e precisava pedir toda hora para as comissárias.

Em geral o voo foi ok, mas não gostei muito dos assentos. Fiquei com a bunda doendo na ida e na volta e não me lembro disso já ter acontecido outra vez.

Em Milão os funcionários do check-in, do embarque e as comissárias pareciam ser todos brasileiros. O que é bom principalmente para quem não fala bem outros idiomas. Outra vantagem de voar com a Tam é poder parcelar a passagem, algo que nem todas as companhias oferecem. Mas o melhor é o voo poder ser direto. Não precisar fazer conexão e nem esperar no aeroporto para trocar de avião foi muito bom.

Check-in em Guarulhos

Check-in em Guarulhos

Antes os voos São Paulo-Milão vendidos pela Tam eram todos diretos. Agora, a companhia também vende trechos operados por outras empresas, como a alemã Lufthansa e a espanhola Ibéria, com conexões nos respectivos países. Os voos operados pela Tam continuam sendo diretos.

Voaria de novo com a Tam para a Itália sim, principalmente pelo voo poder ser direto. O serviço achei normal, a companhia não oferece nada muito diferente do padrão das classes econômicas.

Milão não é o único destino operado pela Tam na Itália. Para consulta-los acesse o site www.tam.com.br. Para quem preferir ligar é preciso paciência. Eu acho o atendimento telefônico da empresa bem ruim, é preciso ouvir um monte de menus com opções e muitas vezes uma gravação te manda acessar o site.

Onde: Voo intercontinental da Tam
Quanto: Para consultar as tarifas acesse o site www.tam.com.br ou ligue para 4002-5700 (capitais) e 0300 570 5700 (todo o Brasil)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s