#53 Parada Gay de Milão – Milão, Itália

 

Slogan da edição deste ano
Slogan da edição deste ano

Foi realizada hoje, 27, a terceira edição da parada do orgulho gay de Milão, na Itália. Como ontem os Estados Unidos anunciaram a legalização do matrimonio entre pessoas do mesmo sexo, é claro que o assunto foi bastante lembrado durante o evento. A estimativa da organização é de que 100 mil pessoas compareceram, inclusive o prefeito de Milão, Giuliano Pisapia, e o ex-jogador do Milan e da seleção italiana Alessandro Costacurta, padrinho do evento.

O tema deste ano foi “I diritti nutrono il pianeta – feeding the planet with human rights” (Os direitos nutrem o planeta), um trocadilho com o slogan da Expo “nutrire il planeta” (nutrir o planeta), que está sendo realizada até o final de outubro em Milão. A parada teve inicio às 16h em frente à estação Centrale, a maior estação de trem da cidade. Um ciclista puxando uma caixa de som tomou a frente, dando ritmo aos que vinham atrás. Tocou de tudo: Queen, musicas italianas, Madonna, Lady Gaga. Em seguida veio um grupo segurando uma faixa com o lema da parada e diversos outros grupos representando associações LGBTT.

Daniele e Enzo estão juntos há 25 anos
Daniele e Enzo estão juntos há 25 anos

Faixas e cartazes não faltavam, muitos deles pedindo igualdade de direitos e o fim da discriminação sofrida pelos homossexuais. Um casal, Daniele e Ezio (foto), empunhava um cartaz com os dizeres “25 anos juntos, queremos nos casar”. Daniele afirma não ser pessimista e sim realista e acredita que o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo não será legalizado tão cedo na Itália. “Quando chegar às vias de ser legalizado a resistência será muito grande. Mas continuaremos sempre lutando”, afirma. Os dois vivem juntos há 25 anos na cidade de Mestre, localizada perto de Veneza.

Já outro participante, Massimiliano, é muito otimista e acredita que o matrimonio gay será legalizado muito em breve na Itália, “principalmente agora que os Estados Unidos legalizaram”.

A estrutura da parada gay de Milão é um pouco diferente da de São Paulo. Havia apenas três carros alegóricos e pouca gente “montada”. Mas há sempre alguns personagens que se destacam, como um senhor usando um vestido branco estilo melindrosa (foto), que foi alvo de muitos cliques. Vendedores ambulantes e muita música também marcaram presença, assim como ocorre em São Paulo. Famílias, crianças e até cachorros também participaram.

Esse senhor recebeu foi alvo de muitas fotos durante a parada
Este senhor foi alvo de muitas fotos durante a parada

A parada foi bastante tranquila e teve fim em Porta Veneza, onde um palco com DJ recebia os participantes em uma espécie de balada a céu aberto. Cartazes com a palavra “Si” foram distribuídos pelos organizadores e um flash mob organizado ali na hora.

Nas redes sociais o movimento também foi grande e a hashtag #Matteomakelovewin fez um apelo ao primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, pedindo a legalização do matrimonio gay. Em declaração ao site Rai News, o deputado Ivan Scalfarotto (PD) afirmou que a lei sobre os direitos civis “está em discussão, se trata agora de conseguir o resultado, pois os objetivos do país não podem não incluir a modernização da sociedade”.

Por outro lado, os conselheiros da prefeitura, Luca Lepore e Massimiliano Bastoni, definiram ontem em nota que a Parada Gay “é um deprimente cenário com alguns milhares de frustrados, vítimas de aberrações da natureza”, de acordo com matéria publicada pelo jornal Il Giornale.

As próximas cidades italianas a organizarem a parada gay serão Foggia e Catania, no dia 4 de julho, Nápoles, no dia 11 de julho, e Reggio Calabria, no dia 1º de agosto.

Onde: Parada Gay de Milão, Milão, Itália
Quando: Junho
Quanto: Gratuito

Deixe um comentário