#26 Comida de graça em Milão – Milão, Itália

IMG_2034

Tram del Gusto, iniciativa promovida pela Suíça em Milão

Milão está sediando até o final de outubro a edição atual da Expo, a exposição mundial que reúne diversos países para discutir um tema. Desta vez é a nutrição, então já dá para imaginar uma série de eventos ocorrendo pela cidade com esta temática.

Uma iniciativa bem legal é o Tram del Gusto, promovido pela Suíça. Tram é uma espécie de trem pequeno que circula pela cidade, tipo um bondinho. Mas este daqui aproveita para divulgar as delícias suíças.

Até o dia 4 de julho dá para participar de um (ou vários) dos quatro eventos diários promovidos por eles, como o aperitivo suíço, a merenda para as crianças com queijo suíço e o break com queijo da Suíça. Dá até para participar de um concurso e ganhar um tour exclusivo no trenzinho, regado a muito queijo suíço, é claro. Só é preciso se cadastrar no site e escolher as datas, horários e eventos que te interessam.

Eu participei do break com queijo da Suíça (break con formaggi dalla Svizzera). O tram fica parado numa rua quase em frente ao Duomo de Milão, bem no centro da cidade. Uma funcionária checou as reservas de todos e ficamos esperando dentro do tram, que é todo decorado com motivos suíços, como vaquinhas, sinos e bandeiras da Suíça. O lado de fora também é todo pintado de vermelho.

Neste dia nem todos que reservaram apareceram e a funcionária convidou algumas pessoas que estavam passando por lá para participar. Eles deram a dica de que, se um evento já estiver com reservas esgotadas no site, é possível chegar uns 10 minutos antes e esperar por uma desistência. Se houver lugar é só embarcar!

Pratinho com sete tipos de queijos suíços

Pratinho com sete tipos de queijos suíços

O tour começou e todos recebemos uma bandejinha com sete diferentes tipos de queijos suíços e o chef que fez a apresentação pediu que não comêssemos todos de uma vez e sim degustássemos enquanto ele explicava sobre o queijo. Os queijos iam desde os bem conhecidos Emmentaler e Gruyère, até outros mais particulares, como o Tête de Moine, um queijo cortado em fatias bem finas em formato de flor e que é feito em apenas nove casas de produção no mundo.

Enquanto comíamos, o tram passeava pelo centro de Milão e o chef explicava sobre os queijos e contava algumas curiosidades. Ele contou, por exemplo, como surgem os buracos característicos do Emmentaler. Segundo ele, todos os queijos produzem gases durante sua produção, mas esses são expelidos naturalmente. No caso do Emmentaler, é colocada uma espécie de proteção em volta dele, que impede a saída dos gases, formando os buraquinhos.

O passeio durou cerca de 40 minutos e eu achei uma experiência bem legal. Além de comer queijo suíço de graça \o/ também aprendi algumas coisas sobre eles. O único porém é que a palestra é toda em italiano, mas como comer não depende de idioma, dá para ir lá de boa.

Onde: Tram del Gusto, Milão, Itália
Quando: Até o dia 4 de julho. É preciso reservar no site http://iltramdelgusto.it
Quanto: Gratuito

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s