#36 Como ver o Santo Sudário – Turim, Itália

santa sindone
Papa Francisco visita o Santo Sudário

O Santo Sudário, o manto onde Jesus teria sido envolto após sua crucificação, é conservado na cidade de Turim, na Itália. Porém, somente de vez em quando ele é colocado em exposição e agora é uma dessas vezes. Até o dia 24 de junho é possível ver o objeto religioso no Duomo de Turim.

Visitar é bem fácil e não custa nada. É preciso entrar no site oficial da Santa Sindone (nome do Santo Sudário em italiano), clicar em Prenotazione della visita – Visit reservation, escolher a data e o horário e preencher os dados solicitados. Você irá receber em seu e-mail o ingresso e é necessário imprimi-lo e apresentar no local.

Eu estive lá no último dia 15 de junho e fiquei surpresa com a organização, o evento é uma super produção. A entrada não é diretamente na porta da igreja e sim na Viale dei Partigiani, onde foi montado o pavilhão de entrada. Depois de apresentar o ingresso para um dos voluntários é só ir seguindo um grande corredor. Há um controle de segurança e as bolsas são checadas com raio-x, como nos aeroportos. É preciso ficar atendo, pois é proibido entrar com alguns objetos, como vidros (no ingresso há a relação de todos eles). Aí é só continuar andando pelo corredor até chegar a uma salinha. Todas as pessoas que reservaram a visita para aquele horário são convidadas a assistir um vídeo explicando o que seriam cada uma das marcas do Santo Sudário.

Duomo de torino
Fachada do Duomo de Turim

Após assistirmos o vídeo, entramos na igreja e o grupo foi separado em três filas diferentes. Depois fomos encaminhados para uma espécie de “arquibancada”, o que foi ótimo, pois, desta forma, todos conseguem ver o Santo Sudário ao mesmo tempo e sem confusão. Uma pessoa puxa uma oração enquanto contemplamos o objeto, que estava exposto em uma caixa de vidro no alto, com dois guardas de prontidão ao lado dela.

A visita foi mais interessante do que eu imaginava e realmente dá para ver as marcas no Santo Sudário. A exibição do vídeo antes de entrarmos na igreja também foi bastante útil, especialmente para quem é leigo no assunto. E o clima intimista que criaram no local deu uma áurea especial, com a luz baixa, a oração, ficou bem legal.

É proibido tirar fotos lá dentro, então não tenho nenhuma imagem do local, nha.

O Duomo de Turim fica ao lado do Palazzo Reale, bem no centro da cidade. Há diversos ônibus e trams que param ali perto. Para consultar as linhas acesse o site www.gtt.to.it/cms.

Onde: Santo Sudário, Duomo de Turim, Itália
Quando: Até o dia 24 de junho
Quanto custa: Gratuito, mas é necessário fazer reserva no site www.sindone.org/santa_sindone/prenotazione_on_line_e_call_center/00024632_Prenotazione.html

3 comentários

  1. Muito agradecida pelo post com as informaçôes super úteis mas não consigo reservar uma visita para conhecer o tão importante Santo Sudário, o link que está aqui não permite agendamento . Por favor poderia me ajudar ?

    Curtir

Deixe um comentário